top of page
  • Foto do escritorSofia R Borsagli

QSMP: O Fenômeno Da Internet Que Quebra Barreiras Culturais e Linguísticas Ludicamente

Durante suas última década de lançamento, o videogame Minecraft conquistou muitos corações, mentes e fez parte da infância e da carreira profissional de um número absurdo de pessoas mundialmente. Além disso, trouxe consigo inovações tecnológicas significativas de programação, jogabilidade e formas de fazer conteúdo. Não é a toa que seu nome seja reconhecido em diversos lugares, por diversas linguagens e idades, uma vez que é um marco na história da internet.

Tendo isso em mente, o youtuber e streamer mexicano Quackity usou do jogo como um fenômeno mundial para trazer diferentes comunidades a um mesmo local e a uma mesma situação, logo, a um mesmo servidor: QSMP (Quackity's Survival Multiplayer ou Servidor de Sobrevivência Cooperativa de Quackity). Utilizando de um software inovador produzido por ele e por sua equipe, Quackity desenvolveu uma ferramenta que capta as falas de jogadores dentro do jogo e as traduz simultaneamente a qualquer que seja a linguagem do ouvinte, como uma legenda em tempo real. Assim, chamou produtores de conteúdo de Minecraft de variados países, incluindo, até o momento, conteúdistas do México, da Argentina, do Brasil, da Espanha, da França, da Inglaterra e dos Estados Unidos. Há planos em colocar produtores do Japão, da Alemanha, da Coréia do Sul, entre outros.

Habilitando que diferentes pessoas com diferentes linguagens e culturas se comunicassem de maneira lúdica e eficaz, houve o compartilhamento enorme de aspectos culturais entre os conteúdistas que participam do servidor. Isso não apenas aos próprios criadores de conteúdo, mas a toda a comunidade que os assiste, que se baseia de milhares de pessoas. Universalizar aspectos diferentes de cada país é promover a igualdade, é inovar e é mudar o mundo de sua própria maneira.

Como um exemplo, os brasileiros dentro do servidor promoveram o evento de festa junina, um festival significativamente desconhecido aos estrangeiros, tornando-se conhecido e reconhecido aos outros produtores e fãs do servidor.

Como se não bastasse, o servidor se torna uma ótima ferramenta para aprender novas linguagens de maneira divertida. Os diferentes criadores que participam já afirmaram terem melhorado seu inglês, espanhol e até francês!

Então, se você é fã de gameplay e gosta de criadores como Cellbit, Felps, Forever e Tazercraft, não deixe de checar essa novidade para se divertir, se entreter e aprender mais sobre o extenso mundo em que vivemos!









31 visualizações3 comentários

3 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Alex
Alex
Jul 04, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Muito bom!!!

Like

Eduardo Brandão
Eduardo Brandão
Jul 04, 2023
Rated 5 out of 5 stars.


Like
Guest
Jul 04, 2023
Replying to

que fofo

Like
bottom of page